congreganositedaurcamp  
Banner Institucional  
BannerCREDIES  

Urcamp e Minuano participam do Congresso dos Diários do Interior

congressoum

No sábado, 2 de setembro, aconteceu no Hotel Continental, em Canela, o 19º Congresso dos Diários do Sul do Brasil.  O dia foi marcado por palestras, painel, discussões e debates sobre o futuro dos jornais impressos, a transformação para portais de notícias e a relação entre veículos de comunicação, agências e clientes.

A recepção dos editores, proprietários, jornalistas de 20 jornais do Estado ocorreu na sexta-feira, 1º, com um happy hour. O jornal Minuano esteve representado pela gerente comercial, Adriana Robaina, executiva de Contas, Dulce Rich Dias e repórter Daiane Lima. O assessor de imprensa da Universidade da Região da Campanha (Urcamp), Claudenir Munhoz, também participou do Congresso.

O presidente da Associação dos Diários do Interior, Sérgio Klafke, disse que está ocorrendo uma “metamorfose na comunicação”. “É preciso ver os caminhos e como se inserir nessas mudanças”. Sérgio ainda citou uma pesquisa realizada pelo jornal Folha do Mate, de Venâncio Aires, onde apontou que 75% das pessoas ainda preferem ler de forma impressa. A preocupação com a sustentação dos jornais em razão do advento da tecnologia foi discutido durante o dia. O presidente de ADI Brasil, Jedaias Pereira Belga, ressaltou que nunca uma indústria falou tanto de seu fim quanto a indústria da mídia impressa. “Não vamos nos entregar, os jornais vão continuar”, frisou.

Um dos palestrantes do dia, Gilberto Alves Soares, apresentou alguns dados da atual situação dos jornais do Brasil, como por exemplo, a queda de 12% de circulação. Com a internet, Soares alertou que, ela veio para enriquecer e não para destruir. 

A diretora de Estratégia e Projetos da Plann Inteligência, Patrícia Carneiro, enfatizou que os jornais são empresas jornalísticas que tem credibilidade e conteúdo, mas que é preciso ter uma redação qualificada. “Jornalista que tenha texto bom para agradar o leitor”.

A gerente Comercial do Minuano, Adriana Robaina, acredita que todos devem se adequar as mudanças para despertar cada vez mais o interesse do leitor. “O online está aí e não tem como mudar. Temos que trabalhar juntos para agregar valor ao nosso impresso”, afirmou. O assessor de imprensa, Claudenir Munhoz, relatou que, o evento proporcionou muitos conhecimentos e aprendizados. “Novas ideiais, projetos e iniciativas que estão dando certo em algumas regiões e que pode dar certo na Campanha Gaúcha. É preciso envolver todos e trabalhar em equipe para obtermos bons resultados”, salientou.

O Congresso encerrou com um jantar de confraternização e entrega do Prêmio ADI/Fecomércio de Excelência em Gestão 2017 e lançamento do Prêmio ADI de Jornalismo Econômico.

congresso

Contato

Av. Tupy Silveira, 2099
CEP 96400-110

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

(53) 3242 8244

(53) 3242 8898